terça-feira, 25 de maio de 2010

ARP e RARP

- Address Resolution Protocol (ARP) é um protocolo usado para encontrar um endereço da camada de dados (Ethernet, por exemplo) a partir do endereço da camada de rede (como um endereço IP). O emissor divulga em broadcast um pacote ARP contendo o endereço IP de outro host e espera uma resposta com um endereço MAC respectivo. Cada máquina mantém uma tabela de resolução em cache para reduzir a ocultação e carga na rede. O ARP permite que o endereço IP seja independente do endereço Ethernet, mas apenas funciona se todos os hosts o suportarem.

- O ARP foi implementado em vários tipos de redes; não é um protocolo restrito a redes IP ou Ethernet e pode ser utilizado para resolver endereços de diferentes protocolos de rede. Porém devido a superioridade de redes IPv4 e Ethernet, ARP é utilizado primordialmente para traduzir Endereço IP para Endereço MAC. Também é utilizado em outras tecnologias de IP sobre LAN, como Token Ring, FDDI ou IEEE 802.11e para redes IP sobre ATM.

Formato do pacote ARP
O pacote ARP possui uma estrutura de tamanho variável que segue o seguinte formato, descrito em pseudo 'C':

struct ARP {
int16 HardwareType;
int16 ProtocolType;
int8 HardwareLen;
int8 ProtocolLen;
int16 Operation;
int8 SenderHardwareAddr[ HardwareLen ];
int8 SenderProtocolAddr[ ProtocolLen ];
int8 TargetHardwareAddr[ HardwareLen ];
int8 TargetProtocolAddr[ ProtocolLen ];
} PacketData;



HardwareType – Especifica o tipo do hardware. Os tipos conhecidos são definidos pela RFC Assigned Numbers, que recebe uma actualização de tempos em tempos. O hardware Ethernet recebeu o número 1.

Protocol Type – Especifica o tipo do protocolo ao qual o endereço lógico se refere. A RFC Assigned Numbers especifica que o tipo deve ser o mesmo que os do MAC Ethernet. No caso do IP, 0800h.

HardwareLen – Determina o comprimento em bytes do endereço de hardware (físico).

ProtocolLen – Determina o comprimento em bytes do endereço de protocolo (lógico).

• Operation – Tipo da operação. Para o ARP, só existem duas: Pergunta e Resposta.

SenderHardwareAddr – Endereço físico de quem está enviando o pacote.

SenderProtocolAddr – Endereço lógico de quem está enviando o pacote.

TargetHardwareAddr – Endereço físico desejado. Na operação de request, vai em branco. Quem responder preenche este campo.

TargetProtocolAddr – Endereço lógico desejado.


Reverse Address Resolution Protocol (RARP) ou Protocolo de Resolução Reversa de Endereços associa um endereço MAC conhecido a um endereço IP. Permite que os dispositivos de rede encapsulem os dados antes de enviá-los à rede. Um dispositivo de rede, como uma estação de trabalho sem disco, por exemplo, pode conhecer seu endereço MAC, mas não seu endereço IP. O RARP permite que o dispositivo faça uma solicitação para saber seu endereço IP. Os dispositivos que usam o RARP exigem que haja um servidor RARP presente na rede para responder às solicitações RARP.

- Os protocolos ARP e RARP encontram-se na camada de nível dois (enlace) do modelo OSI e na camada de nível um (link layer) do modelo TCP/IP.


O objectivo do protocolo ARP

- O protocolo ARP tem um papel fundamental entre os protocolos da camada Internet da sequência TCP/IP, porque permite conhecer o endereço físico de uma placa de rede que corresponde a um endereço IP; é para isto que se chama Protocolo de resolução de endereço (em inglês ARP significa Address Resolution Protocol).

- Cada máquina ligada à rede possui um número de identificação de 48 bits. Este número é um número único que é fixado a partir do fabrico da placa em fábrica. Contudo, a comunicação na Internet não se faz directamente a partir deste número (porque seria necessário alterar o endereçamento dos computadores cada vez que se alterasse uma placa de rede) mas a partir de um endereço dito lógico, atribuído por um organismo: o endereço IP.

- Assim, para fazer a correspondência entre os endereços físicos e os endereços lógicos, o protocolo ARP interroga as máquinas da rede para conhecer o seu endereço físico, seguidamente cria uma tabela de correspondência entre os endereços lógicos e os endereços físicos numa memória secreta.

Sem comentários:

Enviar um comentário