- Distribuidores
Os distribuidores são os elementos centrais da cablagem estruturada em níveis hierárquicos, funcionam como interface entre os diferentes níveis.
- Rack 19”
O equipamento necessário deve ser acomodado no interior de um armário apropriado conhecido por "bastidor" este armário contém réguas perfuradas verticais distantes entre sí de 19", este sistema permite a fixação do diverso equipamento e é conhecido por rack 19".
- Painéis de interligação (Patch panels)
É onde são implementadas as interfaces com a rede pública e com o equipamento activo
de telecomunicações. É feita a terminação dos cabos dos vários subsistemas de cablagem. A ligação ao equipamento activo é feita através de chicotes de interligação (patchcords). São nstalados nos distribuidores
- Chicotes
Os chicotes ("patches") são segmentos de cabo com fichas macho nas duas extremidades. Existem em vários comprimentos desde 0,5 metros.
Porquê organizar as cablagens?
Organizar as cablagens é algo essencial porque fica mais fácil manter a organização da cablagem. A identificação de um cabo é imediata (basta pôr-lhe a etiqueta
correcta)
Estrutura de cablagem
Nível de "campus"
O nível de "campus" (subsistema de backbone de campus) assegura a interligação entre diferentes edifícios, é por isso o topo da hierarquia. Trata-se de uma estrutura em estrela centrada num distribuidor de "campus" que irradia ligações para os distribuidores de nível inferior, ou seja os distribuidores de edifício. A ligação de todo o sistema ao exterior (internet) é normalmente implementada no distribuidor de "campus". É genericamente o local adequado para instalar recursos que serão partilhados por todos os nós do "campus".
Nível de edifício
O nível de edifício (subsistema de backbone de edifício) faz a interligação entre os distribuidores de edifício e os distribuidores de piso. Por norma cada piso tem o seu próprio distribuidor, em casos de pisos muito pequenos é possível usar um mesmo distribuidor para mais do que um piso. Também é aceitável que um dos distribuidores de piso seja simultaneamente o distribuidor de edifício.
Nível de piso
O nível de piso (subsistema de piso ou subsistema horizontal) faz a interligação entre os distribuidores de piso e as tomadas de rede que estão espalhadas pelas várias zonas do piso.
Pode existir (quando se justifique) um nível inferior designado subsistema de zona ou subsistema de área de trabalho. Caso exista os distribuidores de zona estarão ligados ao distribuidor de piso e as tomadas de rede da zona passam a estar ligadas ao distribuidor de zona.
Subsistemas de cablagem
Elementos funcionais
Backbone de campus
– Interliga os edifícios dentro do campus
– Inclui o distribuidor de campus (CD), os cabos de backbone de campus e as terminações dos mesmos.
– Pode também incluir cablagem entre distribuidores de edifícios
Backbone de edifício
– Interliga o distribuidor de edifício (BD) e os distribuidores de piso (FD)
– Inclui o distribuidor de edifício (BD), os cabos de backbone do edifício e as terminações dos mesmos.
– Pode também incluir cablagens entre distribuidores de piso
Piso (ou cablagem horizontal)
– Interliga os distribuidores de piso (FD) e as tomadas de telecomunicações (TO)
– Inclui os distribuidores de piso, a cablagem horizontal e as tomadas de
telecomunicações (TO)
Área de trabalho (zona)
– Agrega os elementos para interligar as TOs aos postos de trabalho (chicotes de
interligação, adaptadores, etc.)
– Possibilidade de ligações horizontais entre FDs ou BDs, para permitir redundância.
Sem comentários:
Enviar um comentário